Abaixo segue os registros do dia!
Obs: O Museu Egípcio Itinerante possui réplicas perfeitas de peças famosas, como O Escriba, O Busto Inacabado de Nefertiti, A Múmia, A Pedra de Roseta (de onde surgiu o alfabeto egípcio), O Sarcófago de Tutancâmon, A Máscara de Tutancâmon e inúmeros objetos religiosos e de adorno.
Museu Egípcio Itinerante no Farol Shopping
Em 1987, Essam Elbattal morava no Cairo, Egito, e cursava, simultaneamente, Administração de Empresas e Artes. Porém, o lado artístico sempre pulsou mais forte. E foi quando a arte farônica e seus papiros entraram em sua vida que ele percebeu que era esse o caminho a seguir.
Com um talento indiscutivelmente nato e original, Essam passou então a se dedicar exclusivamente à arte egípcia, dando início a um trabalho que hoje percorre todo o Brasil e também está presente no seu atelier no Cairo, em frente ao famoso Museu que leva o nome de sua cidade.
Em 1996, Essam veio para o Brasil e desde então divide seu tempo entre o Rio Grande do Sul, onde mora, e Cairo, onde está parte de sua família e de seus trabalhos. Com o objetivo de valorizar e divulgar a arte e a cultura do Egito Antigo, Essam começou a organizar exposições, inicialmente em seu país e posteriormente no exterior. Tinha início o Museu Egípcio Itinerante, que já percorreu diversas cidades do país e agora está no Farol Shopping, em Tubarão.
Com réplicas perfeitas de peças famosas, como O Escriba, O Busto Inacabado de Nefertiti, A Múmia, A Pedra de Roseta (de onde surgiu o alfabeto egípcio), O Sarcófago de Tutancâmon, A Máscara de Tutancâmon e inúmeros objetos religiosos e de adorno, o Museu Egípcio Itinerante é uma verdadeira viagem ao Antigo Egito. Para o aposentado Rodolfo Pedro Felisberto, de Armazém, uma exposição como esta é como sair dos livros de História para a realidade. “É muito impressionante ver coisas que estudamos nos livros, que conhecíamos apenas em fotos e figuras, tão perto de nós. Mesmo que sejam réplicas, é tudo muito real e perfeito”, revela.
As obras expostas são feitas por Essam e por alguns de seus alunos. “80% das obras foram construídas por mim. Outras, pelos meus alunos sob minha supervisão”, explica.
E mais do que apenas uma exposição, o Museu Egípcio Itinerante é um espetáculo de luz e som. Com jogos de luzes e narração da história, o visitante se sente realmente num universo envolto em magia do Oriente.
A exposição fica no Farol Shopping até o dia 11 de setembro. Escolas que desejarem agendar visita, podem ligar para o telefone 3621-5103.
Fonte: www.farolshopping.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário